Fitness

Como fazer uma dieta saudável?

Quando se fala em fazer uma dieta, a maioria das pessoas associa instantaneamente a ideia de emagrecer, perder peso. O objetivo torna-se fazer a dieta e na maioria não levam em consideração se a dieta estas atuando no organismo de forma saudável. Então como fazer uma dieta saudável?

A preocupação com o estereotipo, busca pelo corpo escultural e perfeito faz muitas pessoas se embrenharem na pratica de dietas malucas que prometem perda de peso ou ganhas de massa de forma milagrosa. E acabam com mais problemas de saúde.

Muitas dessas dietas que prometem milagres na maioria das vezes sugerem a ingestão de um único tipo de alimento, ou a restrição de algum grupo e isso além de causar prejuízos a saúde acabam fazendo com que ocorra um efeito contrário ao esperado.

Você deve estar se perguntando, então qual a melhor maneira de fazer uma dieta de maneira saudável e sem prejudicar minha saúde? Reunimos abaixo algumas dicas de como fazer isso:

Como você já percebeu dieta saudável é diferente de dieta para emagrecer, isto pode ser conseqüência de uma boa alimentação mas quando focada na perda de peso sofrerá algumas mudanças.

Abaixo estão 5 dicas para uma dieta saudável, mas é sempre bom procurar ajuda de um nutricionista para adaptar a seu estilo de vida e suas condições socioeconômicas:

  • Quantidade
  • Qualidade
  • Reduza açucares e sal
  • Beba líquidos
  • Diga não as guloseimas

Quantidade

A primeira dica para uma alimentação saudável é alimentar-se em quantidade, é isso mesmo, você não leu errado. Essa ingestão de alimentos em alta quantidade não significa comer tudo que vier de uma única vez.

Comer em quantidade significa comer quantidades moderadas de alimentos em curtos espaços de tempo. Acreditava-se que isso era uma prática importante apenas para pessoas diabéticas ou hiperglicêmicas, mas estudos mostraram que essa prática é eficiente para qualquer pessoa.

Foi comprovado que quando se ingere porções de alimentos em intervalos, você evita que nas refeições principais esteja faminto e acabe comendo além da quantidade calórica que o organismo realmente necessita.

Qualidade

Além da quantidade a qualidade dos alimentos ingeridos é outro fator fundamental para um regime saudável. É muito importante comer alimentos pertencentes aos 5 grupos alimentares.

Proteínas, frutas, verduras, laticínios, carnes e peixes são importantes para uma dieta de qualidade, aposte em um prato colorido de verduras e legumes, tomate, alface, couve, repolho, brócolis.

As carnes são importantes, mas pelo menos uma vez por semana é bom substituir a carne vermelha pela branca (aves e peixes).

Quanto aos laticínios opte por aqueles com menor teor de gordura, dessa forma você irá se manter seus níveis de colesterol controlados evitando problemas como arteriosclerose, AVC, hipertensão.

As frutas constituem outro importante grupo da alimentação uma vez que são as responsáveis por conferir energia saudável ao organismo, além de serem fontes de vitaminas.

Reduza açucares e sal

Açucares e sal em excesso no organismo humano altera o metabolismo, o sal aumenta a pressão arterial e contribui para o surgimento de cálculos renais.

O açúcar pode ultrapassar os índices de produção de insulina e isso leva ao diabetes. Para uma dieta balanceada consiste na redução do uso do sal ou utilização de outras especiais, logo você estará habituado.

Assim como o sal tudo é questão de habito e adaptação, comece reduzindo as colheres de açúcar ou substituindo por adoçantes por exemplo, você verá que só terá benefícios.

Beba líquidos

A ingestão de líquidos é fundamental para o controle dos níveis sanguíneos, além de importantíssimo no processo de expulsar impurezas pelo sistema excretor.

Neste aspecto a água é o mais importante, pois ela além de não ter calorias pode ser associada a frutas e produção de sucos naturais e vitaminas sem açúcar é claro. Outra maneira para ingerir o liquido é através de chás.

O consumo ideal de água em uma dieta saudável é de aproximadamente 1,5 a 2 litros de água.

Diga não as Tentações

Quem não gosta de doces, salgados, pizzas, sanduíches, sorvetes e refrigerantes? Esses alimentos constituem uma cadeia de alimentos mais do que deliciosa.

O problema da ingestão desses alimentos de forma excessiva, é que eles tornam-se verdadeiros devastadores, seus componentes tornam-se toxinas e acabam alterando todo o funcionamento do organismo.

Gorduras em excesso, causam problemas vasculares, açucares o Diabetes, sais hipertensão e problemas renais. Para proteger-se disso é necessário evitar esses alimentos substituindo por frutas verduras e legumes.

Ao invés de comprar um pacote de bolachas, ou batatas fritas na saída do trabalho, que tal passar em uma banca de frutas?!

Como fazer uma dieta saudável não é uma tarefa difícil mas é necessário dosar na quantidade e qualidade dos alimentos que você ingere e ainda não é nenhum bicho assustador.

Escreva um comentário