Fitness

O que é a maltodextrina e seus benefícios

Cada vez que falo na minha dieta a alguém e menciono a maltodextrina, tenho recebido como resposta a mesma pergunta de semrep. O que é a maltodextrina e para que serve?

A maltodextrina é parecida com um sumo (e tem gosto de sumo, se optarmos pela sua versão com sabor a laranja), dissolve-se algumas colheres de sopa do pó em água e é só tomar. Normalmente é bem saboroso. 

Quais os benefícios da maltodextrina e quando devo comprar?

Com a maltodextrina você ganha um gás extra no treino. Os benefícios são muitos, aqui neste post vou me focar somente nos benefícios em relação a musculação (hipertrofia). É ideal para quando você não teve tempo de se alimentar, e vai treinar (ou acabou de voltar do treino), junto com a proteína whey isolada a combinação fica quase que perfeita.

A maltodextrina é muito importante para que você tenha a “pica” necessária durante o treino e ainda evita a catabolização (perda de massa magra) , já no pós treino ajuda na recuperação e reposição energética. A maltodextrina não deve ser usada por pessoas com problemas de diabetes.

Como tomar a maltodextrina, pós ou pré treino, qual a quantidade ideal?

Sempre que recomendo algum tipo de suplemento aparecem logo as perguntas, é melhor tomar no pós ou pré treino? A maltodextrina pode ser consumida antes do treino assim como após o treino, algumas pessoas fortemente recomendam o seu uso somente no pós treino, se realmente você tiver uma boa alimentação antes de ir para o ginásio pode dispensar a maltodextrina no pré treino, aliás recomendo vivamente a massa mal cozida ou uma batata doce no pré-treino.

O consumo é muito simples, dissolva 1 colher de sopa da maltodextrina em 100ml de água, recomendo que use apenas 3 colheres de sopa (300ml de água) para um treino de 1h de duração, mas do que isso não é necessário.

Maltodextrina engorda?

Se não for usada corretamente, sim engorda (e muito). O que acontece é que algumas pessoas fazem uma superdosagem da mesma, e por ser saborosa (principalamente com água bem fria)  acabam por toma-la em exagero. Até mesmo nas embalagens de malto algumas marcas sugerem uma alta dosagem, em média 4 – 5 colheres (que fica em torno de 450 calorias), a maioria das pessoas não conseguem ter esse gasto calórico durante o treino normal de 1 hora. Para pessoas que desejam perder peso é melhor passar longe da Maltodextrina.

Escreva um comentário